Tempo de leitura: 4 minutos
Se a reforma que você planeja fazer envolve serviços bem pontuais pode dar certo!
Trocar pisos e revestimentos, substituir acabamentos (como por exemplo louças e metais de um banheiro) ou realizar a pintura de um imóvel são serviços que podem ser realizados contratando diretamente o profissional que vai executar o serviço.
Na pior hipótese, se você tiver dúvidas pontuais sobre cores, materiais ou tipos de revestimentos ou precisa de uma indicação para contratar profissionais de confiança, pode até contratar a consultoria avulsa de um designer/arquiteto, que pode te ajudar com isso.
Agora, se a sua ideia de reforma inclui a demolição de alguma parede, a realização de um rebaixamento em gesso, a alteração de pontos elétricos e hidráulicos ou um projeto de iluminação e marcenaria sob medida, é fortemente aconselhável que você faça um projeto, antes de executar.
Para você entender melhor a importância de um projeto resolvemos compartilhar as dores mais frequentes, que tiram o sono daqueles temerários que resolvem começar uma obra sem o auxilio de um profissional.
Vamos lá!
1. FALHAS DE COMUNICAÇÃO
Sem um projeto a comunicação entre você e o fornecedor acaba dependendo de acordos verbais ou listas pouco detalhadas, que geralmente não consideram a complexidade da obra a ser realizada.
Essa forma de solicitar um serviço ou um produto deixa amplas margens para erros de comunicação entre você e o fornecedor contratado. Geralmente esses problemas ficam visíveis somente depois que o serviço for concluído, gerando aborrecimentos, despesas adicionais e perda de tempo para consertos.
2. ORÇAMENTOS APROXIMADOS
Sem um projeto, até o profissional terá dificuldade na hora de calcular o orçamento. Um eventual erro deste tipo fará com que, no meio da obra, ele possa solicitar o pagamento de valores adicionais não previstos, para contornar eventuais erros de planejamento.
Do contrário, um bom projeto deixa claro para o fornecedor a real complexidade do serviço, permitindo a realização de orçamentos coerentes.
3. BRIEFING ERRADO
Mesmo que tudo der certo com o fornecedor, o resultado pode ficar abaixo das suas expectativas ou pode não funcionar tão bem quanto você esperava.
Neste caso o erro pode estar no briefing que você passou para ele. Isso é muito comum. As vezes o problema pode estar no fato de você não saber exatamente o que quer e qual outra solução poderia ter funcionado melhor.
Ao resolver problemas de forma criativa para os nossos clientes, na maioria das vezes escutamos eles dizerem que “nunca teriam pensado numa solução desse tipo”. Ou seja, a função do designer de interiores não é apenas tornar realidade aquilo que você já tem em mente mas, a partir disso, elaborar soluções que evitem problemas futuros que você sequer conhecia ou imaginava possíveis.
4. EXPECTATIVA E REALIDADE
Um projeto permite que você visualize com antecedência o resultado final da reforma, antes de contratar qualquer fornecedor. Essa visualização prévia faz com que você se sinta mais seguro(a) na hora de aprovar os orçamentos de obra e marcenaria.
Essa segurança, não tem preço, principalmente quando o projeto prevê a entrega de vistas 3D foto-realísticas!
Veja abaixo alguns exemplos de vistas 3D, comparadas com o resultado final da obra, alguns meses depois do projeto ter sido aprovado.
5. ESCOLHA DOS FORNECEDORES
Quando você contrata um profissional você está se beneficiando das experiências que esse profissional acumulou ao longo de anos trabalhando neste mercado. Além disso você terá acesso a fornecedores de confiança, que tem um histórico e uma relação duradoura com o profissional responsável pelo projeto, reduzindo assim o risco de contratar fornecedores pouco comprometidos.
Dica bônus: não fique assustado(a) com a quantidade de coisas que podem dar errado! Executar obras é realmente complexo e somente entendendo essa complexidade você vai conseguir se preparar melhor para reduzir a probabilidade de erros.
Estudos feitos pelo CAU apontam que ao contratar um profissional para a execucao do projeto, você economizará até 30% durante a execucao da obra. Portanto, se contratar um arquiteto/designer custa menos do que 30% do valor total da sua obra, já está valendo a pena.
Ficou curioso? Então leia este artigo onde falamos exatamente quanto custa um projeto!
Abraço e sucesso na reforma!